Películas para o vidro do seu veículo - Conheça os benefícios e limites de uso

Blog - Notícia

Publicado em terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Mais que estética, as películas no vidro do seu carro podem trazer benefícios, entre eles, preservar a parte interna do veículo, minimizar os raios solares, trazer mais privacidade aos ocupantes, entre outros.

Mas você sabia que existem limites do seu uso, e legislação que regulamenta isso? Nesse artigo, falaremos sobre esses benefícios e a regulamentação, confira:

A colocação da película para escurecer o vidro reduz o efeito dos raios solares nos ocupantes do carro e na parte interna no veículo, como por exemplo, evitando o desgaste nos bancos, ela também reduz a temperatura dentro do automóvel. As películas são projetadas com níveis de transparência que variam de 0 a 100%.

Na questão de segurança, em cidades grandes onde existem muitas incidências de furtos e assaltos a veículos, a película diminui a visibilidade de fora para dentro do veículo. Além disso, caso ocorra um acidente e os vidros quebrem, a película minimiza que os estilhaços caiam para dentro do veículo.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regulamenta o uso de películas em vidros, de acordo com o artigo 111:

“Art. 111. É vedado, nas áreas envidraçadas do veículo: (…)

II – o uso de cortinas, persianas fechadas ou similares nos veículos em movimento, salvo nos que possuam espelhos retrovisores em ambos os lados.

III – aposição de inscrições, películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, quando comprometer a segurança do veículo, na forma de regulamentação do CONTRAN.

Parágrafo único. É proibido o uso de inscrição de caráter publicitário ou qualquer outra que possa desviar a atenção dos condutores em toda a extensão do para-brisa e da traseira dos veículos, salvo se não colocar em risco a segurança do trânsito.”

A Resolução 254 do CONTRAN limita a transparência mínima no uso de películas, no para-brisa, o vidro deve ter pelo menos 75% de transparência, ou seja, a película pode ser de até 25% escura. Nos vidros laterais dianteiros respeitar o limite de escurecimento de até 30%, e o restante do veículo pode ter transparência de até 28%, ou seja, pode ser aplicado escurecimento de até 72%.

Caso não respeitada a legislação, é considerada infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH. Além disso, será solicitada a retirada da película.

Para colocar as películas nos vidros do seu veículo procure uma empresa especializada, onde também poderão ser esclarecidas outras dúvidas.

E você utiliza películas no seu veículo? Ou colocará agora, depois dessas informações?

Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.

Desenvolvido por goutnix.com.br