Importância da troca de capacete

Blog - Notícia

Publicado em segunda-feira, 11 de março de 2019

O capacete é um item obrigatório por lei ao motociclista e garupas. Ele protege os ocupantes em caso de quedas e colisões, por isso, o condutor deve ter consciência de sempre utilizar esse equipamento. Hoje existem diversos modelos de capacetes, você sabe qual a diferença e quais são permitidos o uso no Brasil? Nesse artigo vamos explicar algumas questões sobre o equipamento.

O capacete deve estar sempre firme na cabeça do motociclista e ocupantes, é obrigatório também utilizar sempre afivelado e viseira fechada. Basicamente o capacete é composto de espuma pela parte de dentro, o que gera conforto ao utilizá-lo. Capacete muito gasto, desconfortável, ou quebrado, deve ser imediatamente trocado, pois não traz segurança. Por lei, o motociclista é obrigado a trocar o capacete a cada três anos, prazo máximo de validade desse equipamento.

O mais indicado é utilizar o capacete modelo “fechado”, que possui viseira completa, e proteção total da cabeça, garantindo mais segurança e resistência. Também existe o modelo “híbrido”, que é possível deslocar para cima a parte frontal do equipamento.

Outros dois modelos são: o capacete aberto na frente, que deixa a face e queixo do motociclista exposto, protegendo somente as partes laterais e atrás da cabeça, são capacetes de pouca segurança. Um modelo popular, mas proibido seu uso no Brasil, são os “coquinhos”, que protegem somente o topo da cabeça.

Mais Notícias
Continue acompanhando nossos conteúdos.

Desenvolvido por goutnix.com.br